Histórico
Em 13 de novembro de 2013, o prefeito ACM Neto apresenta o projeto do sistema BRT ligando a Estação da Lapa ao Shopping Iguatemi, com 8,6 Km de extensão.
Em 12 de março de 2015, a Secretaria Municipal de Mobilidade enviou o processo à Superintendência de Conservação e Obras Públicas para dar início à licitação de construção do trecho Lapa - Shopping Iguatemi do BRT.
Em março de 2018, na gestão do prefeito ACM Neto, foram iniciadas as obras de construção do BRT.
Trechos da Rede Básica
01 Shopping Iguatemi - Parque da Cidade
02 Lapa - Cidade Jardim
03 Parque da Cidade - Pituba
Trechos do Sistema BRT
Em julho de 2019, começaram a ser construídas as vigas de concreto do viaduto do Trecho 3 do BRT na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro de Itaigara.
Em 20 de dezembro de 2020, foi publicado no Diário Oficial da União o Aviso de Convocação da licitação destinada a contratar empresa especializada para elaboração dos projetos de execução das obras do Trecho 3 do BRT, entre o Parque da Cidade e Pituba.
Em 2 de junho de 2021, foi assinada a Autorização de Início da Execução do Objeto (AIO) para a realização das obras do Trecho 2 do BRT, entre a Estação da Lapa e o Parque da Cidade. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em 10 de dezembro de 2021.
Trecho 1 do BRT
Foto Bruno Concha / Secom
Em 30 de setembro de 2022, início da operação assistida do primeiro trecho do BRT de Salvador, com frota de 10 ônibus, sendo um elétrico, funcionando das 9h às 16h gratuitamente. Operava de segunda a sexta-feira com intervalos de três minutos, aos sábados com cinco minutos e no domingo com dez minutos.
Em novembro de 2022, o sistema BRT, que contava com apenas a linha B1 (Shopping Bahia - Pituba) em operação, passa a fazer parte do sistema de integração.
Em 23 de dezembro de 2022, o sistema BRT recebe 22 novos ônibus, sendo 4 elétricos e 18 a diesel.
Em 31 de março de 2023, com a inauguração da estação Pituba, o BRT alcança a orla de Salvador.
Foto Betto Jr./Secom
Linha em operação em abril de 2023
Rodoviária - Praça Nossa Senhora da Luz
Após entrega da estação Pituba, BRT de Salvador registra aumento de 45% no número de passageiros
Fotos Jefferson Peixoto/ SecomLinhas em operação em julho de 2023
BRT de Salvador em janeiro de 2024
Foto Bruno Concha / Secom PMSEm 2 de janeiro de 2024, a prefeitura de São Salvador apresenta o projeto de implantação do BRS (Bus Rapid Service) entre Pituba e o Aeroporto, via orla, que deveria ser operado com os mesmos veículos do BRT.
Em 25 de abril de 2024, finalmente foi entregue o trecho 2 do BRT de Salvador, entre Cidade Jardim e a Lapa. No mesmo dia foi inaugurada a linha B4 (Terminal Lapa - Pituba)
Linhas em março de 2025
B1 – Estação Rodoviária - Pituba
B3 – Estação Rodoviária - Pituba, via Caminho das Árvores/ Paulo VI
B2 - Estação Rodoviária - Praça Nossa Senhora da Luz
B4 – Estação Pituba - Lapa
B5 – Estação Rodoviária - Lapa
Em 29 de março de 2025, a linha B2 foi prolongada da Praça Nossa Senhora da Paz, na Pituba, até o Rio Vermelho.
REFERÊNCIAS:
BRT terá nove estações de embarque e desembarque. Ibahia. 13 novembro 2013.
BRT vai ligar Iguatemi à Lapa em 15 minutos. IBahia. 13 março 2015.
PELEGI, Alexandre. Salvador recebe R$ 215 milhões para obras do trecho 2 do BRT. Diário do Transporte. 02 junho 2021.
SANTOS, Gil. Segundo trecho do BRT começa a ser construído em Salvador. Correio. Salvador. 10 dezembro 2021.
Operação de teste do BRT começa nesta sexta-feira, em Salvador. G1 BA. 30 setembro 2022.
Após abertura da estação Pituba, nova linha do BRT chega até região da orla de Salvador. G1 BA. 05 abril 2023.
Estação Pituba do BRT é inaugurada e começa a operar em Salvador. G1 BA. 31 março 2023.
Após entrega da estação Pituba, BRT de Salvador registra aumento de 45% no número de passageiros. Prefeitura de Salvador. 13 junho 2023.
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