sexta-feira, 17 de abril de 2015

Perfuração do túnel da TransOceânica inicia em maio

17/04/2015 - O Fluminense

Pedro Conforte 

Prefeito Rodrigo Neves anunciou escavação da ligação Charitas-Cafubá durante posse do ex-reitor da UFF, Roberto Salles, como secretário de Governo

Tomou posse ontem o novo secretário de Governo de Niterói, o professor e ex-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Roberto de Souza Salles. Durante a cerimônia que aconteceu no Solar do Jambeiro, no Ingá, ele afirmou que pretende se reunir nos próximos dias com José Henrique Paim, diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para captar recursos para reforma do Cinema Icaraí. O prefeito Rodrigo Neves também aproveitou o momento para anunciar que a perfuração do túnel da TransOceânica começa no próximo mês.

Todas as autoridades presentes foram unânimes em dizer que a presença do professor no alto escalão do poder municipal, estreita ainda mais a relação entre a universidade e a prefeitura. "Tenho esperança e convicção que ele [Roberto Salles] vai nos ajudar nesta aproximação junto à UFF. Estamos conversando, mas a tarefa é árdua. Roberto veio para colocar este diálogo no caminho certo", afirmou o vice-prefeito Axel Grael.

O prefeito lembrou que Roberto Salles é mais um gestor em sua equipe, já que o professor não é filado a partido político.

"Trouxe pessoas que não tem ligações com política, como o próprio Axel, que mesmo sendo filado ao PV, nunca concorreu a nada. A sua [Roberto Salles] experiência bem sucedida à frente da UFF vai agregar muito. Temos o sonho de transformar Niterói na melhor cidade para se viver", declarou o Rodrigo Neves, que agradeceu o trabalho feito pelo ex-secretário Rivo Gianini.

Rodrigo destacou ainda sobre obras futuras. "Em maio começamos a perfurar o túnel da TransOceânica. Além disso, temos o objetivo de em 2016 ter universalizado o tratamento de esgoto em Niterói". 

O mais novo secretário falou que se considera mais uma gota no oceano que é a equipe da Prefeitura e que pretende somar no desenvolvimento da cidade e do bem-estar da população.

"Em um primeiro momento fiquei surpreso com o convite para ser secretário, mas depois percebi que posso oferecer muito para a população de Niterói. Irei dialogar com todas as universidades, tanto públicas quanto privadas, já que boa parte da população da cidade é de alunos. Niterói tem talento para ser uma cidade da educação", afirmou o professor Roberto Salles.

Ele pontuou ainda que entre os seus primeiros passos está organizar uma reunião entre a UFF, a prefeitura e o BNDES, para a reforma do Cinema Icaraí, previsto para se tornar um centro cultural, mas que está sem previsão de voltar às atividades. Segundo Roberto, o diretor Paim se comprometeu em apoiar esta articulação. Além disso, ele irá percorrer todas as instituições de ensino superior para ver quais são suas situações.

Estiveram presentes também o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), o atual reitor da UFF, Sidney Mello, o reitor da Unilasalle, Jaderlino Menegat, o diretor do BDNES Jorge Henrique Paim, além de vereadores, secretários e representantes de instituições de ensino.

Mudanças também da Secretaria de Meio Ambiente e na Câmara

O prefeito Rodrigo Neves também apresentou ontem o novo secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Tiago Loback. Ele substitui Daniel Marques, que reassumiu seu cargo de vereador. Loback será empossado hoje.

O prefeito comentou a substituição e destacou que a área ambiental tem sido uma das prioridades da gestão.

"Durante esses dois anos, Tiago foi subsecretário do Meio Ambiente e junto com o agora vereador, Daniel Marques, fez um belíssimo trabalho que mudou completamente a agenda ambiental de Niterói. Eu acredito que o Tiago vai consolidar aquilo que o Daniel plantou e avançando ainda mais com a agenda ambiental", disse.

Tiago é advogado e trabalhou dois anos na Corregedoria Tributária de Controle Externo do Estado. Há dois anos, ele recebeu o convite de Daniel Marques para compor a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

"Eu quero agradecer primeiramente à confiança do prefeito Rodrigo Neves, o apoio do vice-prefeito e do Partido Verde. Vou dar continuidade aos projetos que a secretaria tem encaminhado, fortalecer o governo com trabalho e com toda minha experiência de gestão pública", afirmou Tiago.

Câmara – O vereador Daniel Marques (PV) retornou à Câmara ontem para cumprir seu mandato. Com a chegada de Daniel, o suplente Jayme Suzuki (PSC) deixou a Casa.

Antes da sessão, com a presença da secretária-executiva da Prefeitura, Maria Célia Vasconcellos, o vereador recebeu amigos, familiares, colegas vereadores e correligionários do PV e da Secretaria de Meio Ambiente no Gabinete da Presidência da Câmara. Na avaliação do presidente Paulo Bagueira (SDD) a passagem pelo Executivo foi positiva ao jovem vereador.

"O Daniel vem para o Legislativo agora trazendo o olhar de Executivo, a função se inverte. É a mesma experiência vivida pelo vereador Bira Marques, isso faz com que o vereador tenha outra visão do que é gestão pública", disse Bagueira.

Daniel Marques destacou a experiência de sentar "do outro lado do balcão". "Cumprimos nosso objetivo dentro do possível. Tiramos a Secretaria do ostracismo, fomentamos o debate e a reflexão", contou Marques.


O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário