quarta-feira, 31 de maio de 2017

Secretário Nagib Facury afirma que novo trecho do BRT/Vetor deverá ficar pronto em setembro

30/05/2017 - Jornal de Uberaba

Enerson Cleiton

Segundo o secretário de Planejamento, engenheiro Nagib Facury, o novo trecho do BRT/Vetor deverá ficar pronto em setembro

Luciana Rodrigues

As obras dos novos trechos BRT/Vetor Sudoeste e Sudeste - que começou a ser construído em junho do ano passado e que seria entregue no dia 30 de junho, sofreu mais uma alteração no cronograma. Segundo o secretário de planejamento, Nagib Facury, a previsão é que tudo esteja pronto em setembro. “Acreditamos que, a infraestrutura e montagem de estações termine, efetivamente, em julho. E vamos ter agosto e setembro para adaptações necessárias e para a empresa adquirir os ônibus que irão fazer o percurso. Acreditamos que até setembro a gente tenha o BRT rodando”, revelou.

Há canteiros de obras do projeto BRT/Vetor, em vários pontos da cidade que fazem parte do trajeto sudeste/sudoeste, em algumas partes o cronograma está avançado e outros atrasado. No entanto, o que vem chamando atenção dos uberabenses é que na Rua Bento Ferreira, as obras ainda nem começaram, mas o secretário explicou porque ainda não tem equipe trabalhando nessa via. “A vontade da prefeitura é que a obra venha do Terminal, que está no Beija Flor, sentido Centro. A última estação é a da Rua Bento Ferreira. Então, vamos deixar para executar essa obra no último momento”, comenta.

Uma das principais adequações no projeto do BRT/Vetor Sudeste/Sudoeste em relação ao Leste/Oeste – implantado, na Avenida Leopoldino de Oliveira entre Bairro de Lourdes até o terminal do estádio Uberabão - é o compartilhamento das pistas, na área central. “Nós procuramos alguns modelos. E um modelo que encontramos que mais deu certo foi de Brasília. O prefeito Paulo Piau trabalha isso, dentro do Ministério das Cidade, nesse momento. Acreditamos que dentro de 15 dias, efetivamente, nós teremos uma resposta. Que trata-se de uma modificação da sinalização no centro da cidade: a sincronização dos semáforos”, esclarece.

Com a conclusão desses dois corredores serão beneficiados 100 mil usuários de transporte coletivos, bem voltará a aquecer a economia local da região onde tinha virado um “canteiro de obras”. O terminal Sudoeste sai da Avenida Juca Pato, no bairro Beija Flor, percorrendo o trajeto: avenidas João Dallacqua, e Dona Maria Santana Borges, da Saudade, Bento Ferreira até avenida Leopoldino de Oliveira.Já o terminal Sudeste, sai da Avenida Bandeirante, localizado o bairro gameleira, fazendo passando pelas avenidas Abílio Borges, Nelson Freire e Guilherme Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário