17/06/2017 - G1 PA, Belém
Estações do BRT Império Amazônico e Tavares Bastos seriam entregues com o Terminal, mas ainda não estão concluídas. De acordo com a Prefeitura de Belém, terminal passa a funcionar em caráter experimental a partir de segunda-feira, 19.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/8/3/JQQsbRQk6mIBwhAPlS3Q/0-brt-estacao3.png)
Estação Tavares Bastos seria entregue com o Terminal São Brás, mas seguia em obras na manhã deste sábado, 17. (Foto: Ronan Frias/TV Liberal)
O terminal do BRT no bairro de São Brás foi inaugurado na manhã deste sábado (17) pela Prefeitura de Belém. Justamente com o terminal, a prefeitura informou que seriam entregues as estações Império Amazônico e Tavares Bastos, mas os locais ainda estavam em obras até a manhã deste sábado.
Em resposta ao G1, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que as estações recebem retoques finais e detalhes de acabamento, mas não vão operar nesta etapa experimental de funcionamento da integração do BRT em São Brás.
Após 10 meses em obras, o Terminal São Brás passa a funcionar em caráter experimental a partir de segunda-feira (19) para as linhas de ônibus dos distritos de de Icoaraci e Outeiro com retorno em São Brás. As linhas vão utilizar a estrutura do Terminal, já com pagamento de passagem do lado de fora do veículo e possibilidade de integração ao ônibus BRT.
Funcionamento
As linhas que entrarão no Terminal São Brás são: Icoaraci-São Brás-Paracuri I; Icoaraci-São Brás-Paracuri II; Itaiteua-São Brás e Outeiro-São Brás. Os usuários destas linhas serão introduzidos no sistema BRT através do Terminal para que experimentem a possibilidade de integração e a prática de pagar a passagem nesta fase experimental.
Na próxima etapa do projeto, essas linhas sairão de seus pontos de origem apenas até o Terminal Mangueirão, onde irão alimentar o BRT e retornarão aos bairros, não chegando mais até São Brás, de acordo com a Prefeitura de Belém.
O Terminal São Brás será o novo ponto de retorno dos ônibus BRT que atualmente vão do Terminal Mangueirão até a Estação Antônio Baena, atendendo também os usuários da parada de ônibus em frente ao Terminal Rodoviário de Belém para embarque em ônibus comuns.
Ainda de acordo com a prefeitura, estes usuários poderão optar por entrar no Terminal São Brás, pegar um ônibus BRT e seguir até o Terminal Mangueirão como ponto final ou, de lá, acessar uma das outras linhas que operam com integração no local.
Confira a nota da Prefeitura de Belém
A Prefeitura de Belém, por da Seurb (sic), informa que as estações Tavares Bastos e Império Amazônico estão recebendo apenas retoques finais e detalhes de acabamento. Os tapumes de isolamento da obra já foram retirados e a canaleta liberada. Além disso, nesta etapa experimental de funcionamento da integração do BRT em São Brás, elas ainda não irão operar. O mais importante é funcionamento do Terminal São Brás, inaugurado hoje.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/8/B/nxgHKAQy2Wkt41DqKtLQ/0brt-saobras.jpg)
Terminal do BRT é inaugurado em São Brás, mas estações seguem em obras (Foto: Comus/Prefeitura de Belém)
Comentários
Postar um comentário