15/01/18 - Cruzeiro do Sul
Larissa Pessoa - larissa.pessoa@jcruzeiro.com.br

Os detalhes do contrato foram apresentados nesta segunda no Paço - EMÍDIO MARQUES
As obras do BRT (Bus Rapid Transit) serão iniciadas até julho deste ano em Sorocaba, segundo o prefeito José Crespo (DEM). O prazo será de 18 meses para o sistema começar a operar na cidade.
Crespo assinou na manhã desta segunda-feira (15) o contrato com a empresa Consórcio BRT Sorocaba, que será responsável por implantar e administrar o sistema. Segundo o engenheiro Roberto Bataglini, da Urbes -- Trânsito e Transporte, o projeto funcional deve ser consolidado em dois meses e o executivo deve ser finalizado ainda no primeiro semestre de 2018. A construção dos terminais, estações e adaptações necessárias nas vias serão concluídas, segundo o chefe do Executivo sorocabano, até julho de 2019.
De acordo com o projeto apresentado, o BRT operará em três corredores: avenidas Itavuvu, Ipanema e Armando Pannunzio. Serão ao todo 19 linhas. Nos corredores principais serão as seguintes: 401 - Itavuvu/Terminal Santo Antonio (TSA); 402 - Itavuvu/Campolim; 403 - Ipanema/TSA; Ipanema/Campolim; Armando Pannunzio/TSA e Armando Pannunzio/avenida São Paulo.
Segundo o engenheiro da Urbes, as avenidas São Paulo, Barão de Tatuí e Antônio Carlos Comitre não terão estações de BRT e terminais exclusivos, mas receberão faixas exclusivas, que permitirão que o sistema funcione em toda a cidade. "Foi feito um estudo de demanda, a na região leste e sul não há necessidade da implantação", disse Alceu Segamarchi Júnior, promotor econômico do município.
Em paralelo ao BRT, as linhas de ônibus que já operam na cidade serão reestruturadas para que se alinhem ao novo sistema. A Consor e a STU serão responsáveis por 13 linhas que se integrarão ao BRT e utilizarão as faixas exclusivas. Segundo Luiz Carlos Franchin, presidente da Urbes, a Consor, que opera 49 linhas na cidade, terá 6 linhas BRT, que serão: 58 - Vitória Régia; 45 - Paineiras; 42 - Laranjeiras; 62 - São Bento; 62/1 - São Bento 2; 70 - Novo Horizonte. Já a STU, responsável por 58 linhas já existentes, fará 7 linhas do BRT, que serão: 11- Manchester; 15 - Jardim São Paulo; 17 - Central Parque; 60 - Ouro Fino; 63 - Esmeralda; 73 - Júlio de Mesquita; 77 Santa Bárbara.
Ao todo serão 16,7 km de faixas bidirecionais exclusivas para o BRT, com 28 estações e 4 para integração do BRT. Os três terminais, que serão instalados nas avenidas Antonio Silva Saladino, Ipanema e Armando Pannunzio, somarão 15 mil metros quadrados. A garagem e o pátio de manutenção dos ônibus ficarão situados na avenida Antônio Silva Saladino e terão 25 mil metros quadrados.
De acordo com Franchin, as linhas que já operam serão mantidas e operarão dos bairros até os terminais BRT. "As linhas que têm demanda menor seguirão até os terminais BRT e voltarão para o bairro, já linhas mais populosas, como Vitória Régia, por exemplo, seguirão pelo corredor até o terminal Santo Antônio", disse.
Conforme o secretário, a frota também será renovada, com três tipos de ônibus. O modelo mais numeroso, com 73 veículos, será o chamado Padron, que tem capacidade para transportar 82 pessoas. O modelo Padron Especial, que terá 11 carros, transporta até 96 pessoas. Já o articulado, que deve transitar apenas nos corredores principais, acomoda até 141 passageiros. Desse modelo serão 41 carros.
Etapas
O corredor que deve começar a operar primeiro, de acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Luiz Alberto Fioravante, é o da Itavuvu, pois segundo ele, já há condições de receber as obras. O secretário informou que as desapropriações para o corredor já foram feitas em outra ocasião e as áreas já estão em posse da Prefeitura de Sorocaba.
Já as desapropriações em duas áreas na avenida Antonio Silva Saladino, no Parque Vitória Régia, onde serão feitos um dos terminais e a garagem dos ônibus, estão em processo de desapropriação e já foram declaradas de utilidade pública. Na avenida São Paulo, embora o projeto não contemple a via com estações do BRT, dez imóveis serão desapropriados para alargamento da via e posteriormente a implantação de faixa exclusiva. "Nesta avenida há um afunilamento e independente do BRT é preciso que ocorra a ampliação", afirma.
Financiamento
A Consórcio BRT Sorocaba terá o prazo de concessão por 20 anos e segundo Segamarchi, o investimento total para a implantação do BRT será de R$ 198,9 milhões. De acordo com o assessor, através de financiamento pela Caixa Econômica Federal, o município conseguiu um financiamento de R$ 127,2 milhões. A concessionária fará um investimento de R$ 65 milhões e a contrapartida do município será de R$ 6,7 milhões. "Estivemos perto de perder a chance desse financiamento, mas unimos forças para conseguir concretizar a assinatura deste contrato", afirmou durante a apresentação do projeto.
Entre as condições para a assinatura do contrato, é necessário que a Consórcio BRT Sorocaba apresente uma garantia de execução, apresente plano de seguros e plano de negócios e faça o ressarcimento dos estudos técnicos já realizados. A presidente do Consórcio Niege Chaves afirmou que nos próximos meses fará reuniões para alinhar o projeto e cumprir o prazo estipulado no contrato.
Fazem parte do Consórcio BRT Sorocaba as empresas Terra Transportes, Construções e Participações Eireli; CS Brasil Transportes e Passageiros e Serviços Ambientais Ltda.; Pinese Vieira Ltda.; FBS Construções Civil e Pavimentação S.A.; Comaro Engenharia Ltda. O valor da tarifa técnica de remuneração -- diferente da que é paga pelo usuário -- será de R$ 4,43. Já a tarifa paga pelo usuário será a vigente na época de implantação, ou seja, ainda é indefinida. O BRT operará também com caixa único, assim como já é feito com o atual sistema.
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