Frota da linha ganhará três novos ônibus para viabilizar percurso, segundo a administração municipal. Haverá redução no intervalo entre as saídas, passando de 16 para 10 minutos.
27/04/2023 - G1 Campinas e Região
Seis estações que integram o Corredor BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) Campo Grande passam a operar a partir desta sexta-feira (28), em Campinas (SP). Segundo a prefeitura, a frota da linha ganhará três novos ônibus para viabilizar o percurso.
Os novos pontos de parada serão nas estações:
Nova Esperança
Bela Aliança
Bandeirantes
Vila Teixeira
Alberto Sarmento
Bonfim
Ainda conforme a administração municipal, a linha também terá redução no intervalo entre as saídas, passando de 16 para 10 minutos. O tempo total de viagem continua de aproximadamente 40 minutos.
As partidas do Terminal Campo Grande ocorrem entre 4h40 e 8h30, pela manhã; e entre 14h50 e 18h40, pela tarde. No Terminal Mercado, há saídas entre 5h20 e 9h10; e 15h30 e 19h20.
De acordo com a prefeitura, agentes da mobilidade urbana e uma equipe da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estarão nas estações para orientar usuários durante uma semana, principalmente em horários de pico.
Ônibus do Corredor BRT Campo Grande, em Campinas (SP) Foto Prefeitura de Campinas/Divulgação
Previsões
Em nota, a Prefeitura de Campinas destacou que, agora, todas as estações construídas do BRT do Corredor Campo Grande estão operacionais.
"Ainda haverá uma estação, com previsão de construção em frente a um centro comercial, entre a estação Roseira e a estação Bandeirantes, que será chamada de Estação Ipaussurama. Mas a construção depende de TAC com o empreendimento", diz a administração.
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Ainda segundo a prefeitura, três estações BRS (que não possuem piso rígido e são de nível de embarque baixo) entre os terminais Campo Grande e Itajaí já estão construídas e devem entrar em operação gradualmente, a partir da aquisição de nova frota de veículos.
"No Corredor Campo Grande também há dois novos viadutos em obras: um na altura da Avenida Transamazônica, na região do Jardim Garcia; e outro sobre a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). As obras não impactam na operação da linha do BRT Campo Grande", complementa.
Obras do BRT
As obras dos corredores do sistema BRT começaram em 2017 e previsão inicial era de três anos de conclusão, sob o custo contratado de R$ 451,5 milhões. Com os atrasos ao longo do período e necessidade de mais verbas, o cronograma mudou para junho de 2022 e, depois, para 2023.
O projeto prevê 36,6 quilômetros de corredores exclusivos ao todo, divididos em quatro lotes, além de 36 estações, 18 pontes e viadutos e sete terminais. Cerca de 450 mil pessoas que dependem do transporte público serão beneficiadas, informou a prefeitura.
Ouro Verde: 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova.
Campo Grande: 17,9 km de extensão, também saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí.
Perimetral: 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT.
Em março deste ano, a prefeitura publicou o aviso da licitação para contratar a empresa ou consórcio responsável por concluir os 11% do lote 4 das obras do BRT. O orçamento para esta etapa foi estimado em cerca de R$ 50 milhões.
Terminal BRT Campo Grande
Foto Emdec
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