05/04/2025 - O Tempo, Belo Horizonte
Por Lucas Gomes
Contrato com a primeira vencedora, assinado em junho do ano passado, foi rescindido

PBH assina contrato para estudos de viabilidade do BRT Amazonas
Foto Vander Brás / PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta quinta-feira (3 de abril) a assinatura do contrato com um consórcio de empresas que será responsável pelos serviços técnicos especializados de engenharia para elaboração dos estudos e projetos de mobilidade urbana do BRT Amazonas. A empresa, que ficou em segundo lugar na licitação, foi chamada após a vencedora ter o contrato rescindido.
O consórcio que assume o contrato é composto por quatro empresas com sede em São Paulo: Oficina Engenheiros Consultores Associados LTDA, Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Pitmen Consultores LTDA. e Gustavo Penna Arquiteto & Associados. O valor do contrato é de R$ 20,5 milhões. Apesar de o prazo do contrato ser de 32 meses, o prazo de execução do serviço é estipulado em 28 meses.
Os “Estudos e Projetos de Mobilidade Urbana do BRT Amazonas” contemplam a implantação de tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, as regiões Central, Oeste e Barreiro, tendo por eixo estruturante a Avenida Amazonas. A estimativa é de que o serviço opere em faixas exclusivas à esquerda para o corredor Amazonas e avenida Olegário Maciel na forma de BRT (8,64 km) e à direita para as vias do Barreiro e vias do Município de Contagem (14,69 km).
Em junho de 2024, o prefeito Fuad Noman assinou a ordem de serviço inicial para os estudos e projetos que analisariam, entre outras coisas, viabilidade, anteprojetos, concepções, projetos básicos e executivos urbanísticos e de infraestrutura viária urbana para atender ao projeto. No entanto, houve recentemente a rescisão com essa empresa.
A ideia da prefeitura é de que os quase 40km de corredores tenha estações de transferência nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel similares às existentes nos corredores Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina.
Comentários
Postar um comentário