Segundo uma matéria da revista Transporte Moderno de 1967, o engenheiro Gilberto Arantes Lanhoso tinha idealizado o Metrobus para São Paulo, ou seja, um sistema de tráfego exclusivo de ônibus em pistas reservadas, com terminais especiais no Centro da Cidade, com venda antecipada de bilhetes, plataformas ao nível do piso dos ônibus, e portas mais largas em ambos os lados. Talvez seja o primeiro registro de um plano de um sistema de ônibus de alto desempenho no Brasil.
Em 1969, a Prefeitura de Curitiba iniciou os estudos de implantação de uma rede de transporte rápido, o Metrô, visto que a população da cidade já se aproximava de seu primeiro milhão de habitantes.
Na elaboração do Estudo Preliminar do Metrô de Curitiba, desenvolvido pelo IPPUC e coordenado pelo engenheiro Euro Brandão, surgiu a ideia de implantação de um sistema de transporte de massa de superfície para construção em curto prazo, sem os altos investimentos do Metrô, mas que também possibilitasse a racionalização dos transportes. Nascia assim o projeto do Ônibus Expresso, que numa etapa posterior deveria ser substituído por um sistema de metrô leve sobre pneus, semelhante ao sistema Transit Expressway da Westinghouse, desenvolvido nos Estados Unidos em 1967 e que já contava com uma linha de testes no South Park na cidade de Pittsburgh, Estados Unidos.
Devido ao alto custo de implantação do Transit Expressway, foi sugerida a implantação de um sistema de linhas expressas de ônibus em infraestrutura exclusiva antes da implantação da primeira linha de Metrô.
Linha experimental do Transit Expressway da Westinghouse,
apelidado de Skybus, no Souht Park de Pittsburgh
Nota-se que no estudo preliminar de Curitiba de 1969 já era previsto o pagamento da passagem em estações fechadas, o que só foi concretizado em 1991, com a implantação das estações tubo das primeiras Linhas Diretas.
Do estudo à realidade, o Expresso de Curitiba
A primeira linha de ônibus expresso de Curitiba foi inaugurada em 1974, na gestão do prefeito Jaime Lerner, sendo que os primeiros trechos de canaletas foram abertos ao tráfego em 1972 com linhas convencionais.
Curitiba não foi a primeira cidade do mundo a contar com sistema de BRT, pois já existia o sistema de busway da cidade de Runcorn na Inglaterra.
Em função do sucesso de Curitiba, em 1976 foi inaugurado o segundo sistema de ônibus expresso do Brasil, na cidade de Goiânia, na Avenida Anhanguera que se transformou na espinha dorsal do sistema de transporte coletivo da cidade.
A Tribuna, Santos, 31/01/1981, p.11
Em 1984, na cidade do Rio de Janeiro, o arquiteto Jaime Lerner, contratado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, apresentou o sistema de Metrô de Superfície com ônibus articulados circulando em faixas exclusivas com estações tubo climatizadas com embarque em nível. Por motivos políticos o projeto não foi executado.
Em janeiro de 1991, na cidade de São Paulo na Avenida Rio Branco, foi inaugurado o primeiro corredor com embarque em nível do país. Uma antigo estudo dos técnicos da prefeitura.
Na década de 1990, após o reconhecimento internacional de Curitiba, foi criado o conceito de BRT (Bus Rapid Transit) para denominar corredores de ônibus de alto desempenho, com a circulação dos veículos em espaço exclusivo, sistema tronco-alimentador, embarque em nível e pagamento antecipado. Inúmeras cidades ao redor do mundo, nos cinco continentes, passaram a implantar sistemas de BRT, baseados na Rede Integrada de Transportes de Curitiba.
Corredores
Curitiba
1972 Eixo Norte-Sul
1977 Eixo Boqueirão
1980 Eixo Leste-Oeste
1999 Circular Sul
2009 Linha Verde
Goiânia
1976 Eixo Anhanguera
obras BRT Norte-Sul
São Paulo
1980 Paes e Barros
1987 9 de Julho/São Gabriel
1988 São Mateus - Jabaquara
1991 Vila Nova Cachoeirinha
2003 Lapa
2004 Jardim Ângela - Santo Amaro
2004 Parelheiros - Santo Amaro
2004 Capelinha - Ibirapuera
2004 Teotônio Vilela/ Robert Kennedy
2004 Rebouças
2007 Expresso Tiradentes
2010 Diadema - Brooklin
2013 Guarulhos - São Paulo
2015 Berrini
2018 Itapevi - Butantã
Radial Leste
Porto Alegre
1980 Farrapos
1980 Cascatinha
1981 Assis Brasil
1981 João Pessoa/Bento Gonçalves
1982 Oswaldo Aranha/Protásio Alves
2000 Avenida Sertório
2003 III Perimetral
2013 Aureliano de Figueiredo Pinto
Juiz de Fora
1982 Avenida Rio Branco
Belo Horizonte
1982 Avenida Paraná
1986 Avenida Cristiano Machado
2014 Move Antônio Carlos
2014 Move Cristiano Machado
Rio de Janeiro
1982 Avenida Cesário de Mello
1982 Alberico Diniz
2012 Transoeste
2014 Transcarioca
2016 Transolímpica
Transbrasil
Recife
1982 Avenida Caxangá
1995 Rodovia PE-15
2014 BRT Leste-Oeste
São Salvador
1990 Avenida Bonocô/Vasco da Gama [a]
2022 Lapa - Iguatemi
Criciúma
1996 Avenida Centenário
Manaus
2002 Expresso
Uberlândia
2006 Avenida João Naves de Ávila
2018 Avenida Segismundo Pereira
Brasília
2012 Linha Verde (EPTG)
2014 BRT Sul
Fortaleza
2012 Avenida Bezerra de Menezes
2019 Avenida Aguanambi
Uberaba
2015 Vetor Leste
2018 Vetor Sudoeste
Niterói
2019 Transoceânica
Belém
2016 BRT de Belém
BRT Metropolitano
Feira de Santana
2023 Avenida Getúlio Vargas/Maria Quitéria
Notas: [a] Trecho da Avenida Bonocô extinto em 1995 por decisão política. Situação em agosto de 2023.
Quadro - Sistemas de BRT no mundo em 2007
REFERÊNCIAS:
Mais um corredor. Transporte Moderno. julho 1991. p.23.
Comentários
Postar um comentário